Hoje é o Rosh Hashana, o ano novo judaico, e pra celebrar resolvi fazer um post sobre o Jewish Museum of Florida, o museu em Miami Beach dedicado a relatar a história dos judeus na Flórida.
Quem visita Miami facilmente percebe a influência latina, principalmente a cubana; mais difícil é ver a influência judaica, embora ela seja extremamente importante, afinal somente Nova Iorque tem uma comunidade judaica maior do que a de Miami.
Os judeus ajudaram a transformar Miami e principalmente Miami Beach no centro turístico de hoje, abrindo hotéis de luxo, fundando companhias de cruzeiros como a Carnival e a Caribbean Cruise Lines, e estabelecendo hospitais.
Vindos de cidades do sul dos Estados Unidos, os primeiros judeus chegaram na Flórida em 1776, mas só se instalaram em Miami em 1895. Embora desde o início tenham estabelecido negócios e organizações cívicas de porte, eles enfrentaram discriminação semelhante a dos negros, principalmente em Miami Beach, onde foram proibidos de morar ao norte da Fifth Street até a década de 50.
O Jewish Museum está instalado no prédio da primeira sinagoga de Miami Beach e exibe mais de 600 fotografias e documentos que contam uma história fascinante, e às vezes triste, como no caso do navio com quase mil judeus que tentou atracar em Miami Beach durante a segunda guerra mas que acabou sendo retornado à Europa.
Mas no final, é uma história de triunfos, com lindas fotos de cerimônias religiosas, do dia-a-dia dia e do charme da Miami Beach da década de 40 e 50.
Quem for visitar o museu, deve programar uma passadinha no Joe Stone Crabs, o restaurante mais antigo de Miami que serve os deliciosos stone crabs e que fica bem pertinho.
É uma ótima dica.
Ai adorei!!! com certeza está anotado para a próxima visita.
Adorei a dica e o post!