Quem estiver em Miami no fim de semana do dia 25 terá a oportunidade de ouvir uma orquestra de primeira linha acompanhando o Joshua Bell, um dos mais importantes violinistas do mundo, que ainda por cima toca um Stradivarius de 300 anos.
Eu já recomendei a Cleveland Orchestra aqui no blog porque são poucas as orquestras deste nível no mundo inteiro, e pouca gente sabe que ela se apresenta em Miami. Mas este espetáculo tem um significado maior pra mim pois tenho uma admiração especial pelo Joshua Bell, que tive o prazer de ver pela primeira vez durante uma master class na Indiana University (IU) onde estudei (ele se formou pela escola de música da IU e volta frequentemente ao campus para dar master classes para os alunos).
Apesar de ter estudado música na infância e na adolescência, antes de chegar na IU, eu tinha tido poucas oportunidades de ver grandes orquestras, ou assistir a prodígios da música. Quando eu fui ver o Joshua, tinha chegado à universidade faziam apenas alguns meses e estava passando por um processo de adaptação difícil, longe de casa e da minha família. A expêriencia de estar naquela master class, a menos de um metro de um verdadeiro gênio da música, abriu os meus olhos para a oportunidade maravilhosa que eu estava tendo de estudar naquela universidade. Naquele dia ficou claro pra mim que eu tinha feito a escolha certa ao vir pros Estados Unidos.
Essa é a minha historinha. Pra quem não conhece o Joshua, fica aqui um video dele tocando As Quatro Estações de Vivaldi durante um ensaio. Lindo, não?