As novidades do visto americano: depoimento de quem acabou de renovar

Eu moro nos Estados unidos desde 95, entao não tenho muita experiência tirando visto. Como muita coisa mudou recentemente,  pedi a uma amiga, a Isabel Palumbo, pra dar um depoimento de sua experiência renovando o visto. Espero que as dicas sejam úteis pra quem tiver passando pelo processo. E se você tirou seu visto recentemente, deixe um comentário no post contando sua experiência e com suas dicas. Esse assunto dá muito pano pra manga!

“Quando fui tirar meu visto pela primeira vez, em 2007, o processo foi bem demorado e complicado… Após preencher formulários e pagar taxas (uma para agendar a entrevista, uma para o visto e uma para o envio dos passaportes), fui ao Consulado Americano em São Paulo, que fica na Chácara Santo Antônio, um lugar um pouco longe para quem vai de transporte público ou táxi. Chegando lá, encontramos uma fila quilométrica e ônibus vindos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, cheios de pessoas que engrossavam a fila. Minha sorte é que eu acompanhava minha irmã, grávida de 8 meses, e tivemos atendimento preferencial. Durante a entrevista, que se fazia em pé, em frente á um guichê como aqueles onde a gente compra ingresso pro cinema, nos perguntaram onde iríamos ficar nos EUA, com quem, para fazer o que, se tínhamos emprego, família, motivos para voltar ou ficar por lá. Visto concedido.

Recentemente, o governo americano facilitou o processo de retirada e renovação do visto em alguns casos para incentivar a entrada de brasileiros no país. Minha mãe e eu nos encaixamos em duas das categorias beneficiadas: renovação e idade superior a 64 anos. Fiquei curiosa em saber como seria o processo e se passaríamos pela mesma via crucis.

O processo começa no Site Oficial de Informações de Visto para os Estados Unidos, onde se faz um cadastro com o número do passaporte e a data de nascimento. As instruções são exibidas na tela, num passo a passo fácil de entender. A taxa, de US$ 160, pode ser paga pelo cartão de crédito ou pelo boleto. Mas atenção: o site avisa que nenhum pagamento será ressarcido, mas o sistema de boleto é confuso e gera um boleto novo a cada tentativa de acesso. O boleto pago tem um número de confirmação, que deve ser inserido junto de cada nome para liberar o agendamento da entrevista. Minha dica é imprimir ou salvar em PDF o boleto mesmo que for fazer o pagamento via internet. A parte mais chata ainda é o preenchimento do formulário DS-160, que continua com as perguntas ridículas de segurança, do tipo “pretende cometer um atentado terrorista” e “esteve envolvido no tráfico de órgãos humanos”.

Com tudo pronto, pago e preenchido, agendamos uma entrevista em um posto de atendimento consular que, em São Paulo, tem dois endereços: um na Vila Mariana e um no Alto de Pinheiros, que foi o que escolhemos por ser mais perto de onde estávamos hospedadas. O período de espera é curto, dois ou três dias. Antes de ir, confira TODOS os documentos necessários. Sem eles, não se passa nem da porta. Claaaaaro que eu esqueci um deles: a confirmação de agendamento. Minha sorte foi que, ao lado do posto consular, tem uma portinha com alguns computadores onde uns meninos imprimem o que faltou por um preço um pouco salgado. Não levamos 5 minutos para completar todo o processo. A fila deveria ter no máximo 5 pessoas. Uma vez lá dentro, conferiram nossos documentos, perguntaram a idade da minha mãe (70 anos) e nos encaminharam para o guichê de atendimento (a cabine de ingresso de cinema não mudou) onde entreguei os passaportes e os formulários, tiramos fotos e colheram nossas digitais. Não nos foi perguntado nada e, simples assim, nossos visto foram concedidos! Os passaportes chegaram em casa duas semanas depois, pela transportadora DHL. Agora é esperar a data da viagem e aproveitar!

About these ads

35 comentários sobre “As novidades do visto americano: depoimento de quem acabou de renovar

  1. Olá. Vim deixar uma dica aos marinheiros de primeira viagem. No meu caso, como estou tirando o visto pela primeira vez, após agendar a data da entrevista, apareceu outro calendário para escolher a data da entrega de documentação, recolher digitais e tirar foto. Tinha me esquematizado para ir e voltar no mesmo dia, e vou ter que ficar dois dias em Brasília. Fica a dica para os que, assim como eu, irão tirar o visto pela primeira vez. A primeira data é a da entrevista, a segunda, sempre anterior, é a de recolhimento dos dados.

      • Oi, tirei meu visto estudante , este mês em Brasilia , primeiro dia e para tirar foto, confirma taxa se foi paga e tirar digitais , segundo dia e estrevista no consulado .Agora e assim em todos os lugares que tem as embaixadas para tirar o visto , tem que ficar dois dias .

  2. Bom, para mim tirar o visto não foi tão traumático quanto imaginava ! Tirei no Rio, e a fila estava grande antes mesmo do consulado abrir…mas depois que abriu, fluiu bem e fomos atendidos rapidamente. Como estávamos em família, não nos fizeram muitas perguntas,e toda a documentação que alguns amigos nos disseram para levar, acabamos nem mostrando. Após saber que estávamos indo para lazer, tudo ficou muito mais fácil. Percebi que a maioria dos vistos negados no dia em que estive lá eram de estudantes, ou pessoas que viajavam sozinhas, sendo que no mais, não vi familias sendo negadas. Do Rio a SP passaram-se 10 dias exatos, e o visto já estava comigo…parece-me que de capital para capital é mais eficiente a entrega.

  3. Bom, quando fui tirar o visto fiquei super nervosa, lia muitos depoimentos de gente que tinha tido o visto negado e a tensão só aumentava. No primeiro dia, fui até o CASV pra tirar a foto e colher as impressoes digitais. Sempre eles perguntam qual a finalidade da viagem, e eu disse turismo. No segundo dia, foi o dia do consulado, cheguei muito cedo entao tive que esperar a hora da minha entrevista, uma fila enorme de gente, depois quando chegou a hora da entrevista, foi um grupo de mais ou menos 7 pessoas de cada vez, foi super tranquilo, perguntas basicas como vai pra qual lugar, com quem, o que você faz, o que o pai e mae fazem aqui no Brasil, se é a primeira vez que ta saindo do Brasil, e pronto, visto aprovado!!!

  4. Eu tirei meu visto faz uma semana, no meu ponto de vista achei excelente o atendimento, muito organizado, no primeiro e no segundo dia fui atendida no horário exato marcado sem nem 1 minuto de atraso, de mais de organizados. Foi meu primeiro visto e me disseram que era de mais de desorganizado e sem hora para chamar, não consigo imaginar como era, pois o atendimento foi excelente. No primeiro dia não precisa levar todos os documento apenas o agendamento da entrevista e seu passaporte e no segundo dia o da entrevista me fizeram 5 perguntas nada mais, levei um pacote de documentos e não pediram para ver nada, as perguntas foram: Qual o motivo da viagem, onde eu trabalho e quanto tempo, com que eu iria viajar e quanto eu ganho na empresa. Vale ressaltar que as respostas tem que ser as mesmas que você respondeu no questionário, pois se forem divergentes pode ser que seu visto seja reprovado, eu acho! Em ambos os locais só podem entrar com os documentos e nada mais, nem celular, fone de ouvido, etc…

  5. Gostei do Blog! Estou indo a Miami pela segunda vez e por um mês de novo. Quero conhecer lugares diferentes. :) Muito legal o seu blog. Um beijo.

  6. Boa noite..
    Gente, dúvidas a mil…
    Estou com planos de ir a Orlando (fins de tursimo) em Dezembro, mais quero tirar meu visto americano o quanto antes.. Vamos lá.. vou me expor pra vocês (risos).
    Trabalho em uma empresa no ramo de telecomunicações na área de atendimento a clientes, ganho em média R$ 1.305,00 (mês/bruto), estou no 4º semestre de Administração. Meu pai é servidor público e minha mãe não trabalha. Temos casa, carro. Só que a casa é de herança e o carro em nome de terceiros. E outra meu pai não declara IR. Será que eu conseguiria?
    Boa noite..

    P.S: Meu consulado será o de Recife

    • OI Felipe, com as novas regras, vc deve conseguir sim. Vá confiante, responda apenas as perguntas que fizerem diretamente a vc (muita gente oferece mais informacoes do que o necessario). Eles quere apenas se certificar de que vc ira a passeio e nao vai ficar. Voce claramente depende dos seus pais, coisa super comum para estudante. Eles nao se importam se seu pai declara imposto de renda. Boa sorte.

  7. Olá, poderia me tirar uma dúvida?
    Eu tirei meu primeiro visto de turismo em janeiro de 2007, e o mesmo venceu em abril de 2012. Estou buscando a renovação e pesquisei que com menos de 12meses de vencido sou isento da entrevista. Ainda é necessário ir à um consulado para entrega dos documentos? Caso necessário, preciso ir 2 dias como quem tira o primeiro visto?

  8. Queridos amigos boa noite:
    Primeiramente peço q tenham paciencia comigo ,pois sou loura(kkkk)
    Estou lendo sobre a mudanca do visto e nao to vendo mudanca nenhuma como era antes alguem pode me explicar as diferencas?
    Estarei indo tirar nosso visto a semana q vem, eu , esposo, filho 17 anos e filha 6 anos gostaria de saber se entramos todos juntos na sala? se so 1 pessoa responde pela familia ou as perguntas sao 1 por 1?Meu marido tem uma firma e eu tenho um comercio de roupas so q na verdade a loja esta no nome de minha mae , eu tenho holerites e sou registrada, mas sou filha unica, sera q tem algum problema nisso?Estarei indo em agosto e ficaremos 15 dias se perguntarem pq essa data posso falar pq o pacote de viagem era mais em conta?pq eles podem perguntar as criancas ficaram sem aula eese periodo?falo q sim ne??Aguardo respostas

    • Oi Valquiria, não tenho respostas pra todas as suas perguntas mas posso dizer pra vc que eles não estão preocupados se as suas crianças vão perder a escola. Este problema é seu. A única coisa que eles querem saber é se vc vai voltar pro brasil. O fato que voces tem seu proprio negocio mostra isto. Quanto as mudancas, elas são maiores no sentido de que eles facilitaram um pouco o processo.
      Sim, somente uma pessoa responde pela familia. E vá tranquila, vai dar tudo certo!

      • Ola amiga Miami do meu jeito, agradeco seu esclarecimento, ja me ajudou bastante e fico mais tranquila ainda de saber q posso passar a bomba p meu marido pois ele e bem centrado e super calmo, pois eu tenho medo de colocar os pes pelas maos. obrigada querida mais uma vez.

  9. Bom dia, vim deixar minha experiência.
    Quando fui tirar meu primeiro visto tinha 19 anos e não trabalhava na época no caso em setembro de 2012. Contudo meu pai que iria bancar minha viagem, colhi todos os documentos necessários, desde IR até declaração de matrícula na faculdade e cursos. Então preenchi o formulário e agendei a entrevista em Brasília. De acordo com a nova regra, em um dia vamos ao um posto de atendimento onde é colhida nossas digitais e tiram foto e no outro dia foi a tão temida entrevista. Fiquei na fila para a entrevista por algumas horas, com isso o nervosismo era frequente vendo as pessoas recebendo não rsrs. Mas, quando finalmente chegou minha vez tentei ficar o mais calma possível. Um atendente muito bem educado, só me fez algumas perguntas sobre onde eu iria, com quem, onde eu estudava e quem iria bancar a viagem. E o melhor de tudo: Não pediu documento nenhum! Resumo: fiquem todos calmos que no final dará tudo certo, você só terá gastado dinheiro para arrumar os papéis sem precisar deles rsrs. Mas algumas vezes eles pedem, por isso levem a maior quantidade de documentos possíveis!

    • Oi Renata.. Meu bem isso fica a seu critério, pode ser o CASV em um dia e o consulado em outro, mais também como pode ser o CASV amanha e o conulado daqui a 30 dias.

  10. Vou renovar o visto no dia 21/03…e viajo no dia 30/03. Sei q fiz uma loucura! No Rio de Janeiro, qual foi o tempo médio entre entregar os docs e obter o passaporte com o visto? Tenho chances?

  11. Gostaria de saber se é mesmo necessário apresentar extratos bancários como comprovante de renda, extratos de cartões de créditos e os próprios cartões de créditos. Eu e meu marido pretendemos ir pra miami em setembro/13 em comemoração ao nosso 10º ano de casados. Minha dúvida se dá pelo fato de estarmos “regularizando” nossa vida financeira. Por esse motivo, estamos sem créditos, portanto, sem uso nos cartões de crédito. Ele é advogado, ouvi dizer que isso dificulta o procedimento do visto pelo fato de ele ser um profissional liberal e não ter “vínculo empregatício”, será mesmo verdade essas coisas? Alguém pode me informar? Só pretendemos ficar por lá uns 7 dias pra fazer umas comprinhas. Se até a época não conseguirmos regularizar nossos cartões, a ídéia será levar dinheiro/dólar.

    • Olha eu nao tenho todas respostas, quem sabe outras pessoas no blog podem responder. Mas nao se preocupe quanto a questao dos cartoes. Nao vejo problemas nisto — acho que nao vao perguntar. Provavelmente perguntarao quanto de dinheiro ira levar– fale a verdade. O importante eh deixar claro que vc vai passear e volta pro Brasil. Conte sobre seu aniversario de casamento e vai dar tudo certo.

  12. ola boa noite, eu acabei de tirar o meu passaporte e agora estou preenchendo o formulario DS160 eu tenho uma empresa aqui no rio de janeiro e estou querendo viajar para nova york em dezembro ja consultar uma agencia de viajar e eles me passaram o preço do pacote de 7 dias em nova york e me passaram o endereço do hotel eu pedir para eles da agencia para colocar no formulario.
    estou levando para entrevista cnpj, contrato social , imposto de renda e tres ultimos
    extrato bancario, tudo isso é necessario e falta ainda alguma coisa
    quanto em dinheiro eles pede na conta para a visja
    me ajuda e agradeço pela dica

  13. ola tudo bem,eu gostaria muito de uma ajudinha ai,estou preenchendo o ds 160 sozinho e gostaria de saber se na parte que pergunta (se eu irei com mais alguem)oque deveria colocar, detale,estou indo sozinho mas com pacote fechado com outras pessoas,outra dulvida que tenho é sobre minhas chances de conquista,tenho 27 anos de idade sou casado,um filho,moro em casa própria não tenho carro só uma moto,e ganho R$1800 POR MÊS,e ai se alguem poder me ajudar ficarei muito feliz ok

  14. Olá bom dia sou Funcionária Pública concursada, to pensando em ir passar um mês nos Estados Unidos na cidade Philadelphia la mora um sobrinho meu, ja viajei antes pra outro país só nao foi necessario visto, será que e importante eu levar um documento do RH da Prefeitura informando que estou realmente de férias?. Agradeço desde ja.

  15. Boa tarde, fui ao consulado hoje com tudo em mãos, eu e minha namorada, queríamos ir a Orlando em 2014, todas as perguntar foram respondidas e no final da entrevista sem saber o motivo, veio o NÃO! agora quero saber quanto tempo posso marcar para ir novamente a entrevista e quais são as minha chances. Obg.

  16. Bom dia. Gostaria de deixar meu depoimento sobre a experiência de tirar o visto americano no Consulado de SP.
    Vou viajar para Las Vegas e Los Angeles, onde participarei de uma feira do ramo de negócios do meu noivo.
    Preenchi a DS sozinha, coloquei somente dados verdadeiros, que correspondiam aos documentos que levei. Minha renda não é alta, porém possuo emprego fixo.
    No CASV, só tiram fotos e recolhem impressões digitais. Atendimento super rápido. Obs. Se chegar com antecedência, poderá ser atendido antes da hora marcada.
    No Consulado, havia muita fila, porém, quando começou o atendimento, não demorou tanto assim. Os grupos são separados por horário marcado.
    O ambiente não é tão hostil quanto havia lido, anteriormente. As perguntas foram:
    Pra onde irás? (Perguntou 2x em momentos diferentes, parecia que tentou me fazer entrar em contradição)
    Com quem?
    Relação estável, sem ser casada no papel?
    Sua renda? (Respondi como na DS, renda comprovada e o valor que recebo “por fora” da folha de pagamento)
    Qual sua profissão?
    Empregada há quanto tempo?

    Não me foi solicitado nenhum documento.
    Notei que é importante responder com firmeza e que parece não haver um critério definido.

    Boa sorte pra vcs tbm!

  17. Ola, boa Noite
    Eu e minha esposa trabalhamos no brasil, ela vai tirar ferias agora em fevereiro, eu nao. meu pai mora nos estados unidos e cidadao Americano, e minha esposa pretende levar nosso filho pra passear e conhecer o avo, e assim conhecer a Disney entre outras coisas.
    no caso meu pai esta pagando tudo pois ele quer presentear meu filho que faz 2 aninhos em marco.
    minha pergunta e duvida e ?
    - sera que minha mulher consegue o visto? quais documentos ira precisar levar ? ah e antes do meu filho nascer havia sido recusado o visto dela qndo tentamos ir a primeira vez.
    fico no aguardo, adorei o blog.

  18. Oi, tenho 19 anos, atualmente recebo 1800 reais, sou estágiária de TI, juntei 5000 reais em conta, pois apenas pago a faculdade, moro com meus pais. Eu coloquei que eu mesma vou bancar, tenho 3000 dolares em casa, pois cada dinheiro que ganhei de aniversário eu troquei por dolares. Pretendo ir para a disney 7 dias. Você acha que meu visto pode ser aprovado? Eu tenho medo de negarem, por eu estar indo sózinha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s